Tricô, tricot ou Knitting?

Maio 9, 2007 at 8:45 am 6 comentários

Quem lê este blogue já deve ter reparado que cada um dos meus posts é escrito em 3 línguas diferentes. Passei para aqui a minha experiência pessoal no que diz respeito ao tricô, ou tricot, ou knitting.

Sou descendente de uma família de tricotadeiras portuguesas e francesas.

Aprendi as técnicas base do tricot, em francês, aos 12 anos, com a minha mãe, tricotadeira exímia. Lembro-me de tardes quentes de Verão em que ela me mostrava o “Mon Tricot” e me explicava como fazer um dos mais de 800 pontos ilustrados nesse livro.A forma de tricotar, com a lã em volta do pescoço, foi-me ensinada em português, pela minha querida prima Guida, pelo lado paterno, uma tricotadeira profissional, a única mulher que conheci cujo trabalho e (parco) meio de sustento era tricotar. Era uma pequenina grande mulher do Norte e carregava sempre um saco repleto de linhas e lãs.

Fiz vários trabalhos, mas, o tempo passou e pus de parte as linhas e agulhas.

Há cerca de 2 anos, quando voltei a pegar nas agulhas, descobri todo um novo mundo de crafts e knitting em inglês.

Hoje em dia, convivo alegremente com as três línguas, porque fazem parte do meu dia-a-dia.

Este post, contudo, é escrito apenas em português, em homnagem ao meu pai, coitado, que sempre viveu e conviveu com mulheres ligadas ao tricô, ao crochê e a tantos outros lavores.

Entry filed under: geral, knitting, tricot. Tags: .

Olha, mamã, já sei coser! – Regarde, Maman, je sais coudre! Look, Ma, I know how to sew! O meu grupo – My group – Mon groupe

6 comentários Add your own

  • 1. Mamã Martinho  |  Maio 9, 2007 às 9:43 am

    Que grande familia esta! Mas como uma filha assim tenho a certeza que os teus pais se sentem muito orgulhosos.

    Bjs

    Mónica

    Responder
  • 2. Tany  |  Maio 9, 2007 às 8:51 pm

    Admiro o facto de escreveres em três línguas; escrevo em duas e sei quanto custa à vezes…

    Felicidades,

    Tany

    Responder
  • 3. Doca  |  Maio 15, 2007 às 4:54 pm

    E aprendeste bem a tricotar com a tua Maman, de quem eu gosto muiito.
    Beijos

    Responder
  • 4. Patti  |  Maio 21, 2007 às 5:04 pm

    J adore votre maman.

    Responder
  • 5. cristiane rodrigues  |  Abril 23, 2008 às 2:27 pm

    Prezados senhores:

    Gostaria muito que me ajudassem , pois estou iniciando no trico e o que aprendi, foi com a lã em volta do pescoço, porém não sei fazer ponto meia com a lã em volta do pescoço, pois a lão sempre fica na frente da agulha e nunca atraz.

    Muito obrigada
    cristiane

    Responder
  • 6. Luísa N.  |  Abril 20, 2010 às 11:29 am

    Só hoje descobri este site. Amei e vou voltar mais vezes. Ele vai ficar em minha lista de favoritos.
    Um grande e carinhoso abraço!
    Luísa N.

    Responder

Deixe uma Resposta

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Maio 2007
M T W T F S S
    Jun »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Feeds

Flickr Photos

Branquinha III

Mais fotos

